sábado, 31 de janeiro de 2009

Historia de um carrinho simpatico
















Introdução
Volkswagen Gol ou simplesmente Gol é um automóvel da Volkswagen fabricado no Brasil e comercializado em vários países sob diversas designações (não confundir com o Golf, outro modelo da Volkswagen).
Lançado em 1980, é considerado o maior sucesso da Indústria automobilística no Brasil de todos os tempos. É também o primeiro e único carro brasileiro a ultrapassar a marca de 5 milhões de unidades produzidas, tornando-se, em fevereiro de 2001, o primeiro e único a superar o Fusca em vendas. Pioneiro a tornar-se modelo de entrada da marca Volkswagen em mercados internacionais, é líder de vendas absoluto por 22 anos consecutivos e é o modelo mais exportado da história do Brasil, com 735 mil unidades embarcadas para mais de 50 países.
História
O Gol surgiu a partir da necessidade de se criar um sucessor para o Fusca após a segunda metade dos anos 70 para enfrentar outros veículos com projetos modernos como Fiat 147 e o Chevette. Os veículos produzidos pela matríz européia não atendiam as necessidades do mercado brasileiro devido as condições de estradas e hábitos dos consumidores, exigindo assim, uma plataforma mais resistente. O departamento de engenharia da Volkswagen, localizada na Fabrica II, no bairro paulistano de Vila Carioca, passou a desenvolver o projeto desta plataforma com base no primeiro Polo, que fora, por sua vez, projetada na Alemanha, há alguns anos antes por Phillip Schmidt, que na ocasião, atuava na Volkswagen brasileira como diretor de Pesquisa e Desenvolvimento. O projeto BX se deu início em maio de 1976, após Schmidt vencer a resistencia da matriz alemã devido aos insucessos dos veículos brasileiros SP-2 e o TL, e retirou inspirou no cupê esportivo Scirocco, que por sua vez, fora baseado no Golf. O nome Gol veio da tendência em que a Volkswagen tinha de dar nomes aos veículos associados a esportes (Polo, Golf, Derby). Assim, este veiculo adotou um nome baseado à paixão do brasileiro pelo futebol [2]
O Gol ganhou outras carrocerias. Em junho de 1981 o sedã Voyage foi lançado. Em junho de 1982 foi a vez da perua Parati e, em setembro seguinte, da picape Saveiro. Em 1997 finalmente passou a ser vendido com quatro portas após muita expectativa. Em 2008, a Volkswagen confirmou o lançamento da nova geração do Voyage, baseado no Gol de terceira geração.
Inovações Tecnológicas
O Gol foi protagonista de diversas inovações tecnológicas na indústria automobilística brasileira nas últimas décadas:[1]
Primeiro carro brasileiro a utilizar o sistema de injeção eletrônica, (apesar de bem falho e caro) de combustível no Gol GTi 2.0, em 1989.
Primeiro carro nacional com motor de 1,0 litro e 16 válvulas, em 1997.
O Gol em outros países
O Gol ganhou o mercado externo desde o seu lançamento quando foi exportado para o Paraguai, Argentina e a Nigéria. Desde então passou a ser vendido em dezenas de países destacando-se a China onde também é fabricado. Em alguns países adotou outras designações como Pointer, no México. Foi o primeiro carro brasileiro exportado para a Rússia. Para suportar o frio intenso, o motor recebeu válvula que capta o ar quente do escapamento e aquece a câmara de combustão sempre que a temperatura desce abaixo dos 8 graus negativos. O filtro de ar ganhou uma espécie de snorkel para evitar entupimento com a entrada de neve.
Premiações
Foi eleito pela Revista Autoesporte o Carro do ano na categoria populares em 1990.
Foi eleito pela Revista Autoesporte o Carro do ano na categoria populares em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário